Programa de reeducação auditiva

Programa de reeducação auditiva

Composto por equipe multidisciplinar para o atendimento a deficientes auditivos/surdos e seus familiares, através de projetos educacionais, assistenciais e culturais, como também orientação e palestras a professores/escola sobre conscientização da surdez e formas de como atender as necessidades da criança, contribuindo assim para que a sua inclusão se efetive. Acreditamos no trabalho em conjunto de fono-escola-família-prótese auditiva-criança, pois quando todos os pilares estão em equilíbrio o resultado é de excelência.

Reabilitação auditiva – Projeto Audiologia Educacional (PAE)

Visa trabalhar as habilidades auditivas, de perdas congênitas ou adquiridas, e desenvolver a linguagem através da oralidade ou uso de língua brasileira de sinais (LIBRAS).

Nesse projeto é realizado todo o processo terapêutico de crianças e adolescentes com deficiência auditiva/surdez, iniciado desde o acolhimento às famílias e o acompanhamento do paciente, visando a inclusão, através de atendimentos semanais, individuais ou em grupo.

O trabalho enfoca a estimulação e o desenvolvimento das habilidades auditivas e da aquisição da linguagem oral assim como orientações e aconselhamento familiar. É realizado também comunicação em LIBRAS para os surdos que tem esta como sua primeira língua.

Práticas pedagógicas – Atendimento Educacional Especializado (AEE)

Atendimento de crianças e adolescentes com deficiência auditiva no contraturno escolar, contribuindo para a inclusão, desenvolvimento escolar e social.

Oferece atendimento pedagógico a crianças e adolescentes matriculados na rede regular de ensino desde a educação infantil até o ensino médio, no período oposto a atividade escolar. Atendimento desenvolvido por pedagogas com experiência na área, incluindo desde as sessões de atendimento até atividades externas na comunidade para a promoção da inclusão e autonomia.

Acolhimento psicológico

Trabalhar questões que possam estar dificultando o desenvolvimento integral do usuário e sua interação com a família, escola e sociedade.

Visa trabalhar as questões emocionais e os conflitos que possam estar dificultando o desenvolvimento integral do usuário e sua interação com a família, escola e sociedade em paralelo. Identificar famílias em situação de vulnerabilidade social e trabalhar para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários do deficiente auditivo.

Serviço social

Identificação e encaminhamento para serviços públicos e benefícios sociais que possam contribuir com o desenvolvimento, autonomia e sustentabilidade do indivíduo e família.

Atendimento voltado aos direitos da pessoa com deficiência auditiva para os pacientes atendidos na instituição, identificando famílias em situação de vulnerabilidade social e trabalhar para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários do deficiente auditivo. Acolhimento e triagem, cadastro social, inclusão em programas de transferência de renda, cadastramento para isenção de tarifa em transportes Municipais (Transurc) Intermunicipais (EMTU) Interestadual (Passe Livre) e transportes especiais. Atividades em grupo com usuários e familiares, oficinas de preparação e inclusão ao mercado de trabalho para PCD.